sexta-feira, 4 de março de 2011

II Encontro Interinstitucional do PIBID e III Encontro Intitucional PIBID-UFRGS 1º e 02 de março 2011. FACED/UFRGS.


Nada melhor do que voltar as atividades "Pibidianas" através de um evento grandioso como este realizado na UFRGS, que contou com a presença de mais ou menos 12 instituições de ensino superior, privada e pública; contempladas pelo projeto. Afinal de contas, faz parte do processo da "aprendizagem nossa de cada dia", trocar vivências que este projeto nos proporciona. Já são mais de 19.000 bolsistas em todo Brasil, ficamos sabendo neste evento, que a perspectiva de crescimento é grande para os próximos anos. É sim um grande incentivo a uma formação acadêmica mais completa e próxima a realidade escolar.
Bom, falando agora na programação oferecida, foi ela muito rica em propostas, com espaço a apresentações de trabalhos de diversas áreas da licenciatura. Não somente ouvir as apresentações e relatos, também podemos contribuir com nossas experiências, pois lá foi um espaço de mesas redondas onde a participação foi fundamental para o andamento do evento.
Existiu uma ampla diversidade de mesas redondas e salas de debates, onde nós bolsistas escolhíamos a proposta que mais ia de encontro com nossos interesses.
Para começar...no primeiro dia, uma Conferência de Abertura com a Professora Maria Luisa Xavier, que de uma maneira simples e clara nos contemplou com a fala: Escola Contemporânea "O desafio de adequá-la às exigências do momento presente e às características do aluno na atualidade". Seu principal foco foi a escola como espaço de ouvir os alunos, outro ponto chave é a  humanização e civilização dos alunos. A tecnologia também foi frisada, ela se faz presente na vida de todos, não importando sua classe socio-econômica e segundo Maria Xavier  "estamos preparados para trabalhar com alunos analógicos e recebemos em nossas escolas alunos digitais".
Após esta palestra na qual não se resume somente nos pontos citados, visitamos amostras de trabalhos realizados expostos em banners. Em um segundo momento, iniciou-se as mesas redondas, da qual participei da mesa: A escola na contemporaneidade:docência, memória e diversidade. Após esta atividade foram abertas salas de debates, da qual participei da Arte e Teatro: inserção nas escolas, contrastes culturais e possibilidades. Para fechamento do primeiro dia teve uma atividade cultural: a peça "O Avarento", no Teatro de Câmara.
Segundo dia, Rodas de Conversa: participei da roda onde foi apresentado os seguintes projetos desenvolvidos:Teatrando no PIBID(Teatro/UFPEL); Uma proposta de ensino para explicar porque sentimos medo(Ciências/UFSM); Sexualidade: auto-conhecimento, inclusão e arte(Química/UFPEL); Metodologias de trabalho do PIBID ciências sócio-históricas da UFRGS(Sociologia da UFRGS) e Oficinas temática: significado conhecimentos químicos(Química/UEM-PR). Em um segundo momento participei de outra roda de conversa, também bem diversificada em suas temáticas. São elas: Mostra pedagógica: pesquisa e aprendizagem no âmbito escolar(Biologia/UNIPAMPA); Uma forma de compreender o processo da matemática(Matemática/UFRGS); Fontes como recurso pedagógico(História/UFRGS); Processo de inserção e atuação em duas escolas de Porto Alegre(Artes Visuais/UFRGS); Considerações teórico-metodológicas por uma leitura significativa na sala de aula(Letras/UNIFRA); Algumas reflexões acerca da alfabetização no contexto escolar da sala de aula(Pedagogia/UNIFRA) e Estudo sobre o ensino de Sociologia nas escolas de ensino médio de Pelotas(Sociologia/UFRGS). Também aconteceu um café cultura, onde houve roda de  música popular brasileira, um momento de descontração e descnaso. E após a cermônia de encerramento.
Cada vez mais a educação é referência para a construção de um país, e nós estudantes de licenciaturas devemos nos apropriar de nossa responsabilidade social. É de grande valia este tipo de evento, onde podemos notar que as problemáticas não mudam muito, nossos anseios são semelhantes, e a busca por aperfeiçoamento é constante. 
Foi muito válida esta experiência, conheci muitos pibidianos de outros lugares, que tem uma real preocupação com seu papel na sociedade, mais ainda na escola. Pude vivenciar um momento de reflexão...de pensar no que podemos melhorar...no que juntos podemos agregar no processo educativo de nosso país.

Sabrina Tancredo :) 

Aqui algumas fotos do evento...

Eu...é claro...


 


Palestra de abertura!

Grupo FACOS-PIBID marcando presença na UFRGS!


Primeira atividade de mesa redonda...Professoras: Maria Aparecida Bergamaschi, Dóris Bittencourt Almeida e Maria Carmem Barbosa(UFRGS).




Café Cultural, roda de violão...

...fim...