Momentos compartilhados no mundo encantado das histórias sejam em uma hora do conto narrado pela professora ou em uma roda de história criada pelos alunos através de figuras e até mesmo em um momento simples de leitura, se constroem momentos de pura imaginação e afetos.
domingo, 30 de outubro de 2011
Tecnologia X informação!
Homem e máquina em comunhão, desafios a serem superados, momentos de concentração e disciplina, auxiliar e ser auxiliado diante do novo. As mil faces das aulas de informática.
Brincar X criança, uma dupla perfeita!
Momento de total descontração onde importantes processos de seu desenvolvimento se fazem presente. Partilhar, agrupar, interagir, imaginar, criar possibilidades é algumas das importantes ações deste ato tão simples que é brincar.
Espaços X lugares = Possibilidades
Em diferentes espaços da escola as crianças demonstram sua necessidade de movimentar-se com maior liberdade do que possibilita o espaço de sala de aula. No pátio fizemos algumas atividades com bambolês e bolas, com muita alegria e descontração interagiram entre si. O saguão da escola é convidativo ao correr e desafiar os limites impostos pela sua arquitetura; já a quadra esportiva é um lugar desejado por todos por significar momentos onde seu corpo é convidado a superar seus limites.
Um dia desses...
Os alunos demonstram gostar de espaços onde possam se movimentar livremente. Percebendo esta necessidade em sala de aula fizemos uma roda de cambalhotas e bananeiras, por opção da maioria. Foram momentos onde os alunos se agruparam e demarcaram bem as regras deste concurso de movimentos, se divertiram muito e ficaram orgulhosos de si, demonstrando domínio dos movimentos e equilíbrio.
Alguns momentos PIBID 2º semestre de 2011.
Era uma vez...
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Pensando...nas muitas concepções sociais e diria até nas relações de poder que vivenciamos no nosso cotidiano. A tirania, a democracia as formas de dominação não tão expostas claramente assim, permeiam nossa vida. E na escola? Qual a relação que se faz disso tudo? Acredito que o desacomodar, impulsiona ao refletir, o movimento cria, gera algo novo. Ficar na inércia não transforma só fecha os olhos para a realidade como se o nosso movimento diante da vida não fosse tão vital e necessário. As culturas e seus signos impõem direta ou indiretamente ações e conceituações a cerca de como fazer. Cabe a escola inferir neste espaço de pensar, para dar voz aos mais diversos temas de maneira que vários pontos de vista sejam abordados e diferentes opiniões tenham voz e vez.
Assinar:
Postagens (Atom)