domingo, 30 de outubro de 2011

Também quero contar!

Momentos compartilhados no mundo encantado das histórias sejam em uma hora do conto narrado pela professora ou em uma roda de história criada pelos alunos através de figuras e até mesmo em um momento simples de leitura, se constroem momentos de pura imaginação e afetos.

Tecnologia X informação!


Homem e máquina em comunhão, desafios a serem superados, momentos de concentração e disciplina, auxiliar e ser auxiliado diante do novo. As mil faces das aulas de informática. 

Brincar X criança, uma dupla perfeita!

Momento de total descontração onde importantes processos de seu desenvolvimento se fazem presente. Partilhar, agrupar, interagir, imaginar, criar possibilidades é algumas das importantes ações deste ato tão simples que é brincar.

Espaços X lugares = Possibilidades

Em diferentes espaços da escola as crianças demonstram sua necessidade de movimentar-se com maior liberdade do que possibilita o espaço de sala de aula. No pátio fizemos algumas atividades com bambolês e bolas, com muita alegria e descontração interagiram entre si. O saguão da escola é convidativo ao correr e desafiar os limites impostos pela sua arquitetura; já a quadra esportiva é um lugar desejado por todos por significar momentos onde seu corpo é convidado a superar seus limites.

Um dia desses...


Os alunos demonstram gostar de espaços onde possam se movimentar livremente. Percebendo esta necessidade em sala de aula fizemos uma roda de cambalhotas e bananeiras, por opção da maioria. Foram momentos onde os alunos se agruparam e demarcaram bem as regras deste concurso de movimentos, se divertiram muito e ficaram orgulhosos de si, demonstrando domínio dos movimentos e equilíbrio.

Alguns momentos PIBID 2º semestre de 2011.

Era uma vez...

Neste dia os alunos contaram a história O grande rabanete de Tatiana Belinky de forma teatral. Enquanto eu narrava à história, os alunos já com seu crachá do seu personagem, faziam a interpretação dos fatos. As encenações divertiram muito toda turma. É muito interessante observar o quanto uma história onde os alunos interajam, fica muito mais atrativa e há a efetiva participação de toda turma. Na sala de aula há espaço para o teatro, os alunos vivenciam a história de forma inteira e própria deles.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pensando...nas muitas concepções sociais e diria até nas relações de poder que vivenciamos no nosso cotidiano. A tirania, a democracia as formas de dominação não tão expostas claramente assim, permeiam nossa vida. E na escola? Qual a relação que se faz disso tudo? Acredito que o desacomodar, impulsiona ao refletir, o movimento cria, gera algo novo. Ficar na inércia não transforma só fecha os olhos para a realidade como se o nosso movimento diante da vida não fosse tão vital e necessário. As culturas e seus signos impõem direta ou indiretamente ações e conceituações a cerca de como fazer. Cabe a escola inferir neste espaço de pensar, para dar voz aos mais diversos temas de maneira que vários pontos de vista sejam abordados e  diferentes opiniões tenham voz e vez.