segunda-feira, 27 de junho de 2011

 
 
 
 
 
Cena de Memória.

A educação infantil é fundamental na formação dos seres humanos, é lá que formamos nossas primeiras opiniões e atitudes no grupo social do qual fazemos parte. Lá também, vem marcado em cada aluno as concepções que sua famíla tem da vida e do outro. Desde o nosso entrar no mundo, sofremos influência do meio que vivemos e das concepções que este lugar nos impõem, somos constituídos mais pelos outros do que por nós mesmos. Passei algum tempo neste espaço de formação, a educação infantil. Presenciei muitas atitudes que revelaram uma sociedade limitada e estagnada em velhos conceitos que desvalorizam não só o outro mas a si mesmo.
É mais um dia de aula, novamente um grupo de alunos passará algumas horas juntos e trocarão saberes, construindo assim sua formação social. Após determinada atividade de aula é solicitado aos alunos que façam um desenho sobre a história que ouviram. Há sempre uma questão que não se tem claro na mente das crianças, a questão da despadronização racial. Vivenciei muitas vezes alunos brigarem por não terem um lápis "cor da pele" para desenhar um personagem, que para eles até então é um só, rosa claro que representa o branco. Questiono e questionei muito esta questão de que não existe só uma cor de pele e sim muitas. Sempre pedi que olhassem ao lado dissessem se todos somos iguais e se nossas peles também são.
Já presenciei crianças de 4 e 5 anos falarem de seus colegas negros com desprezo por terem a pele mais escura e cabelos crespos. Infelizmente esta é uma realidade presente na nossa sociedade, desde cedo presenciamos famílias preconceituosas que determinam valores a seus filhos que muitas vezes tem como formador, um adulto preconceituoso e a televisão. As crianças não nascem preconceituosas e não veem os outros com menos valor que elas, elas são parte de um lugar onde os valores são estipulados por uma padrão historicamente estabelecido, um padrão em que a maioria da população não se encaixa, em nível social, racial e econômico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário