segunda-feira, 27 de junho de 2011


Diversidade e Diferença.

A escola é um ambiente de múltiplas inteligências, onde circulam por lá a diversidade cultural de uma sociedade. É na escola que se procura uma formação culta e científica, é lá o lugar onde a troca de conhecimento deve ser estimulada. Ela tem em sua configuração o conviver com diferenças culturais, etnicas e sociais. As relações, os agrupamentos dos indivíduos se dão neste ambiente, que deve ser acolhedor e livre de preconceitos. Seu currículo deve ser contextualizado, dentro de uma realidade cultural múltipla. A escola como ambiente formador deve ter em suas concepções o respeito ao outro, onde a individualidade se faz valorizada no coletivo, no grupo. As ações da escola se refletem na postura de uma sociedade, então o papel da escola é maior do que simplesmente o conteudísmo, é o lugar onde se processa os conhecimentos e se constroem pensamentos e ideias.
A identidade de um povo, de uma sociedade se constrói ao decorrer do tempo. Nossa história, nossos signos, nosso passado faz de nós o que somos hoje. A história a qual temos acesso na escola, até então, criada por uma sociedade européia, nos dá marcas não tão autênticas e confiáveis. Esta historicidade cultural da qual fazemos parte diminui e exclui uma parte da sociedade. Os grupos sociais que foram postos de fora das grandes realizações de nosso país, são até hoje vistos como grupos vulneráveis, os ditos invisíveis da sociedade atual. Uma geração precisa de um passado, passado este que não é tão valorizado. Precisa de orgulho de feitos de seu povo. Para tal feito se precisa dar voz a uma nova visão de mundo, valorizando a diversidade, as diferentes formações de um povo e sua história de conquistas.
A muito pouco tempo, se tem dado a saber as diferentes culturas que formam nosso povo. Por muito tempo foram silenciadas as verdadeiras formações socias da nação. O ensino de uma história sem questinamentos e problematização cria uma sociedade a parte de suas raízes. É a cegueira de um povo diante de sua formação cultural e social. Para a formação de uma geração consciente de seu valor histórico e seu papel no presente, o acesso a informações sobre as diferentes formações étnicas e suas especificidades se faz necessário, uma educação pesquisadora e não uma educação que fica a mercê de informações manipuladoras.
 

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