domingo, 8 de maio de 2011


Reflexão à cerca de Currículos da Educação Infantil.
Quando se fala em educação infantil, logo vem em mente a fragilidade de uma criança pequena, junto a isso questões como cuidado e zelo permeiam este enfoque. Mas mais do que isso essa criança que vive em pleno desenvolvimento físico e mental precisa mais do que zelo e cuidados. Existe um lugar chamado Escola de Educação Infantil. Mas que lugar seria este? Onde pequeninos seres curiosos e investigativos, ávidos por conhecer o mundo permanecem por maior parte de seu dia? Este lugar não é feito de chocolates e doces como na história de João e Maria, mas deveria ter este sabor!
Currículos na Educação Infantil é o registro das intencionalidades educativas deste ambiente, já que sabemos que lá não somente se cuida e zela mas também se constrói saberes. Qual será o comprometimento de quem constrói este lugar? Tem que se ter claro, com certeza a idéia de se sistematizar o que se quer com suas ações, tornando-as significativas e prazerosas. Neste ambiente o currículo deve estar presente, pois tudo o que acontece na escola faz parte dele. É lá onde a criança vai experimentar, trocar, descobrir, relacionar, e tantas outras ações que fazem parte de sua natureza.
Tão sublime, tão espetacular o desenvolvimento de uma criança nos seus primeiros anos de vida! Quisera todos adultos terem seus olhares mais aguçados para provar destes doces momentos de crescimentos e descobertas. Onde a vontade de sentir, mexer e provar supera medos, obstáculos, e nem se sabe ainda os porquês. Seres em pleno desenrolar da vida, onde cada minuto é construído com muito afeto e superação.
Mas e o que cerca este lugar, currículo? É feito de que? Que sabores ele tem? Eu diria que deveria ter sabor de liberdade, de afeto, de doces carinhos, de relações sociais amparadas pela consciência da magnitude deste trabalho. Conhecendo a cada dia a importância de se ter um currículo respeitoso para com as crianças, nada mais acertado do que ser pessoas, profissionais que buscam o melhor, para dar o melhor também, já que lá em contato com estes seres de múltiplas inteligências eles terão muito aprendizado. Mas e o afeto? Cadê o afeto que deveria ser natural de toda relação, cadê? Será que foi superado por alguma teoria? Abduzido por seres de outro planeta? Ou será que se precisa HUMANIZAR estes professores para conviver em harmonia com estes pequenos aprendizes?
Para o currículo de educação infantil ser algo presente, um bom exemplo de trabalho são os projetos pedagógicos, lá neste lugar onde se planeja, se pensa na criança é que se organiza e se determina qual finalidade com esta ou aquela atividade com nossos aluno. Para isso precisa-se tomar posições, decidir, fazer escolhas. É este o momento de tomada de decisões que antecedem a ação concreta junto aos alunos de educação infantil. Sendo este planejamento algo flexível, permanentemente transformado.
Complexo se pensar em tudo que se pode desenvolver com as crianças, já que estão em sua fase de “ouro” eu diria, onde a construção se dá sem grandes entraves. A não ser é claro,que a atitude do adulto perante o trabalho seja indiferente e irresponsável. Mas então, o que fazer? O que se pensar para promover este trabalho pleno? Não é tão simples, mas algo é muito pertinente, qual o foco deste currículo, senão a criança pequena? Para quem pensar as atividades, porquê determinada atividade? Respeitar a diversidade cultural é no mínimo o básico para começar a desenvolver seu currículo. Não basta saber o que se tem em mãos, isso é importante é claro, mas ampliar as fronteiras do crescer e conhecer é simplesmente preciso.
É dever do estado e família dar as condições de crescimento sadio e feliz!E seus vínculos, como estão? A confiança, a parceria, a participação de um no contexto do outro é fundamental para um percurso sucesso. A palavra comprometimento nunca esteve tão “comprometida” em realizar o melhor, em reconhecer os sentimentos e interesses das crianças. É disso que se faz um currículo pleno, de comprometimento com quem é o principal ator deste espetáculo, a criança.
Variados assuntos têm-se estudado a cerca de currículos de educação infantil, tão amplo e importante este trabalho demonstra ser. Desde práticas em ambientes com as crianças até formação de seus profissionais. Quanto mais leio e reflito, mais me dou conta de tamanha responsabilidade de fazer parte deste processo. De deixar marcas em pequenos seres tão ricos de vontades e desejos. Conhecer as crianças, seus modos de ver o mundo, suas necessidades já é um grande passo para começar uma longa jornada de busca pelo aperfeiçoamento, sem ferir, sem desrespeitar esta tão importante fase de crescimento e construção de suas percepções de mundo.

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