domingo, 8 de maio de 2011

Seminário PIBID-FACOS
Dia 20 de abril de 2011.
Currículos Inovadores na Alfabetização.
Palestrante: Liege Westermann

Esta tarde de palestra foi muito rica em trocas de experiências e esclarecimentos por parte da professora Liege em relação a questão curricular presente na realidade escolar.
Há, a cada dia, desafios à serem enfrentados na sala de aula. Fazer mais e melhor deve ser o objetivo dos educadores em sua prática de trabalho. Identificar os interesses dos alunos ouvindo-os é um caminho a seguir. Se não se conhece o mundo ao qual faz parte o grupo que se trabalha, não tem como fazer parte dele. Aproximar interesses e conhecimentos é um aspecto importante a ser levado em conta ao planejar. Onde existe trocas e vínculos, existe construção de conhecimento. É preciso que o professor gerencie o espaço da sala de aula dispondo de bom senso e observação dos aspectos que sejam facilitadores ao processo de aprendizagem.
Até que ponto as relações socias em sala de aula estão sendo facilitadas pelo professor? Se esta interação é importante para a construção de conhecimento do grupo, deve-se observar e refletir como intermediar da melhor forma estas relações. Os currículos vão além de conteudísmo, é tudo que faz parte do processo de ensino-aprendizagem. As pessoas protagonistas da vida social, são parte fundamental deste currículo, portanto o movimento destas múltiplas vivências devem ser facilitadas.
O que se deve dar conta é da diversidade escolar, da necessidade de se pensar em currículo flexível, que seja ilimitador de possibilidades. Propostas diferentes em um mesmo ambiente de sala de aula deve ser algo presente no dia-a-dia escolar, pois como já se sabe somos diferentes e aprendemos de forma diferente. Isto é um desafio, com certeza, mas é o caminho mais sensanto a ser seguido. Planejar uma aula que integra múltiplos conhecimentos respeitando as diferenças entre as pessoas, tendo um olhar sensível a interação social é currículo inovador.
Na escola se vislumbra um mundo de múltiplas inteligências, onde o conhecimento é algo que deve circular naturalmente entre todos. Mas a integração e parceria entre todos os envolvidos no processo escolar deve se fazer presente, já que não se deve tratar o conhecimento científico escolar de forma isolada do impírico, assim também, não se pode trabalhar isoladamente sem colaboração de todos setores e profissionais do meio escolar inserido. O currículo é construído por pessoas, pensado antes, planejado, portanto, deve ser construído e executado em conjunto, sempre visando o aluno e sua aprendizagem.
Também, foi relatado pela professora Liege a importância do lúdico, dos jogos na sala de aula. No quanto através de jogos, as relações humanas e o conhecimento são construídos. Experimentar, ter a iniciativa de tentar inovar as práticas pedagógicas de acordo com os interesses dos alunos é ação que deve ser presente no planejamento. As nossas ações, são reflexos de nossas concepções, portanto é de suma importância estarmos sempre construindo em nós novas possibilidades, novos olhares, novas teorias para que isso reflita em um prática que facilite a aprendizagem de nossos alunos, pois a teoria  serve de suporte a nossa ação.
 O professor deve se dar conta de que ele é pesquisador do próprio fazer, autor de suas ações e reflexões e reconhecer seu papel transformador na ação pedagógica. No momento que os professores se apropriarem de seu papel na escola com vontade e disposição irão começar a "fazer" o que tem que ser feito, ser agente que facilite o processo de aquisição de conhecimento.


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